1 Dias Lisboa/Lisboa
Não hesite em nos ligar. Somos um time experiente e estamos felizes em conversar com você.
1 Dias Lisboa/Lisboa
A península de Setúbal orgulha-se de ter uma das 30 mais belas baías do mundo e ricos patrimónios arqueológico, etnológico, natural e gastronómico. Aqui, o peixe assado, o marisco e o choco frito sabem mais intensamente a mar.
Nas falésias do Cabo Espichel, um promontório de grande beleza natural que em tempos foi local de defesa militar e onde hoje encontramos um complexo arquitectónico de origem religiosa, há um trilho para a Praia dos Lagosteiros, onde se podem ver pegadas de dinossauros.
Mas é o Parque Natural da Arrábida, exemplar único da vegetação mediterrânica primitiva, que oferece das mais belas paisagens de Portugal: o encontro entre o esplêndido verde da Serra e o límpido azul do Mar. É aqui que se situam alguns dos idílicos cenários costeiros do país, com praias de areias brancas e águas tranquilas, estradas que serpenteiam pelas encostas, e o Convento de Nossa Senhora da Arrábida, escondido entre o arvoredo, onde Manoel de Oliveira rodou o filme “O Convento”.
A cidade de Setúbal, localizada na foz do Sado, era, já no século XIV, um dos principais portos portugueses, e até hoje fervilha de actividade comercial e portuária.
Durante o percurso de hoje, duas fortalezas de origem árabe chamam ainda a atenção: o Castelo de Sesimbra, e o Castelo-Pousada de Palmela, onde a vista se alarga sobre o Sado, sobre o Tejo até à Serra de Sintra, e sobre o Atlântico até ao horizonte.
Hotel/Apartamento, Lisboa
9:00 AM / 18:00 PM ( horário estimado )
Deixando para trás Lisboa, pela Ponte 25 de Abril, dirigimo-nos para Sul do Tejo, até ao Cabo Espichel, para ver, à beira do Oceano Atlântico, um interessante conjunto histórico que inclui o Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua e as Casas dos Círios, com as arcadas típicas da arquitectura popular saloia ladeando o santuário.
A leste do Cabo Espichel, convida-nos a vila piscatória de Sesimbra, que desce abruptamente até uma calma enseada; no topo da colina, o castelo mouro oferece-nos um circuito museológico que ilustra a sua própria história, e que podemos percorrer ao mesmo tempo que admiramos a vista sobre a vila e sobre o mar.
Seguimos pela Serra da Arrábida, num percurso onde as curvas nos surpreendem com vistas fascinantes. No seio do arvoredo, o Convento da Arrábida engloba o Convento Velho, no alto da serra, e o Convento Novo, situado a meia-encosta. Já no sopé da serra, encontrarmos a praia do Portinho da Arrábida, um tesouro natural inestimável, com uma imensa biodiversidade, que é imperativo preservar.
Continuamos pela Serra da Arrábida até à cidade de Setúbal, em cujo centro histórico, muito bem cuidado, encontramos ruas pedonais com comércio tradicional, e claro, restaurantes com fresquíssimos frutos do mar. A cerca de 1 km, subindo ao seiscentista Forte de São Filipe, fechado em 2014 e recentemente reaberto ao público, podemos observar o seu contorno estrelado e desfrutar da vista sobre a cidade e o estuário do Sado.
Na região de Azeitão, notável pela beleza das suas quintas e dos seus palacetes, tentadora pela casta vitivinícola Periquita ou Castelão, pelos queijos amanteigados e pelas deliciosas tortas de ovos com canela, vamos cair num último pecado: provar os vinhos da Vinícola José Maria da Fonseca! (*)
Regressamos a Lisboa pela Ponte Vasco da Gama.
(*)Em alternativa, podemos optar por provar os vinhos da Quinta da Bacalhôa.